sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vasos de temperos - sabor aliado à criatividade


          Hoje é sexta-feira dia de cerveja - diz a música!!
          Cerveja combina com petiscos e nada melhor que um bom queijinho temperado com ervas finas... Dá água na boca...
          Que tal fazer transformar esse momento em algo com cara de bistrô sofisticado?!?!
          A proposta de ter na cozinha vasinhos com temperos é antiga, do tempo da vovó. Mas como tudo que é retrô, hoje está na moda - é vintage, separei umas dicas de como cultivar, onde usar e algumas formas bacanas de ter uma mini hortinha de design, digna de um paisagista, e além de tudo, sempre fresquinha e cultivada por você, chique não!!

Vamos temperar nossa cozinha?!?!

Orégano - favoritíssimo lá em casa → plantinha de fácil cultivo, você encontra à venda em bons hortifruti naqueles vasinhos de plástico preto, gosta de bastante sol, matéria orgânica e umidade. É ideal em qualquer comida. Diz pra mim qual queijo não casa com orégano? E na pizza, e na carne, e no feijão e no macarrão, na batata, enfim, eu só não uso no arroz.


Manjericão → em geral os temperos são todos muito ornamentais, o manjericão, quando em vaso, fica pequeno e bastante atrativo, os cuidados podem ser os mesmo dados ao orégano, e pode ser comprado também nos hortifrutis e feiras de bairro A atração do manjericão vai muito além da estética. Não imagino uma boa massa sem manjericão, e a famosa pizza marguerita, com manjericão fresco não tem nem comparação. Ponto positivo pra você na cozinha.


Hortelã → O hortelã só tem um probleminha, com o passar do tempo, ele cresce e precisa ir para um espaço maior, ou simplesmente podar na altura desejada, que ele brota fácil na base das folhas com o caule, assim como os outros tempero a cima. O hortelã, dá um toque especial principalmente em carnes. Por exemplo o quibe, sem hortelã, não é quibe.
E ele é legal também para fazer chá que acalma e relaxa, além da receitinha da vovó com leite morno que promete acabar com verminoses nas crianças, mito ou não, tem um gostinho bom. Só para fixar, mesmos cuidados que os temperos de cima.


Alecrim → o tempero da musiquinha que bate e cola. Muito usado em frangos e peixes ele dá um aroma, sabor e sofisticação inigualável ao prato. Deve ser usado com parcimônia para não ficar um gosto muito forte. Também encontrado nas feiras, só precisa de um pouco de atenção na rega, ele não gosta de muita água, nesse caso, você pode deixar a terra de cima secar ligeiramente, e só depois fazer nova rega.


         Aqui eu coloquei os temperos que eu mais uso, mas podem ser substituídos ou somados com outros como a cebolinha, manjerona e tomilho.
         Além do aspecto estético, o uso de temperos frescos, garante mesmo um sabor melhor à comida, ele substitui os temperos condimentados e industrializados que vêm cheios de conservantes e química, com muito sal e sódio.

          Resumindo...

Para que nossos temperos estejam sempre bonitos e saudáveis devemos levar em consideração três aspectos básicos:

  • Solo adequado, clique aqui e veja um passo-a-passo fácil, fácil de como preparar um bom substrato.
  • Sol, muito sol. Sem ele seus temperos não vão vingar. O sucesso de uma horta, e inclua aí os temperos, é a grande quantidade de sol que recebe.
  • Água, eles devem estar sempre úmidos, lembre-se que só na presença de água a planta consegue assimilar os nutrientes existentes no solo e através da luz realizar a fotossíntese, sem água, sem sol = sem vida!! Uma forma rápida de ver se é preciso nova rega, é encostar as parte de trás dos dedo na terra do vaso para perceber a umidade. Geladinho e vindo terrinha no dedo, está úmido. E sem água rapidinho as folhas começam a murchar...
          Agora no visual, o que vale é ousar, criar e até mesmo usar materiais sustentáveis, como latas de tintas, garrafas pets, vasos de diferentes materiais!!
          Na dúvida, contacte um paisagista que ele vai poder te ajudar em tudo, até mesmo fazer do seu jardim um espaço que contenham apenas plantas medicinais, aromáticas, temperos e frutas...
          Já pensou que máximo, sustentável e saudável?!?!
         Quem sabe em um próximo post falemos desse assunto, um jardim só de planta comestível... quem sabe...
Até a próxima e paisagiem-se...






Abraços,
Leonardo Couto